PUBLICIDADE

Policiais estão em curso de formação para implantação da Cavalaria em Lucas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Policiais iniciaram no dia 11 o curso de formação do Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria). Depois de formados, os 11 militares em treinamento irão compor a tropa especializada da Polícia Militar que atuará, de forma definitiva, no município. As obras de construção da base da Cavalaria em Lucas do Rio Verde já estão em andamento e a previsão é de que o município receba um incremento de 20 novos policiais militares.

“Tão logo que os alunos concluírem o curso, eles serão transferidos para Lucas do Rio Verde. Tem policiais de várias localidades, que já trabalham nesse grupo especial e são militares já experientes. Eles têm um período de 30 dias de transição e instalação no município, um direito que o policial tem quando é movimentado de uma cidade para outra. Então, nossa previsão para o início dos trabalhos definitivos em Lucas é de 90 dias a partir do início do curso”, disse o comandante da Cavalaria Regional de Nova Mutum, tenente-coronel Fernandes.

O curso, que tem uma carga horária de 545 horas e duração prevista de 2 meses, está sendo realizado de forma prioritária em Lucas do Rio Verde, com aulas práticas e teóricas. Algumas etapas podem ser realizadas em outros municípios como Nova Mutum, Cuiabá entre outros.

Durante a formação, os alunos receberão treinamento intensivo em diversas áreas, incluindo equitação, lida com o animal, abordagem policial a cavalo, contenção e transporte de animais em operações policiais, direcionamento de massa, emprego do cavalo em tropa de choque, técnicas de abordagem e manejo de armas enquanto montados, trato veterinário básico com o cavalo, etc.

O Esquadrão de Policiamento Montado (EPMon) de Lucas do Rio Verde é a segunda Unidade de Tropa Montada fora da Capital, e será subordinada ao 1° Esquadrão Independente de Policiamento Montado com sede em Nova Mutum. A tropa especializada atenderá toda a região Norte e Médio Norte do estado.

As ações da Cavalaria são realizadas em eventos esportivos, manifestações públicas, reintegrações de posse, patrulhamento de saturação, feiras agropecuárias, entre outros.

A construção da base da Cavalaria conta com o apoio de empresários e fica localizada no bairro Cidade Nova, em Lucas do Rio Verde. O investimento será de um pouco mais de R$ 1.4 milhão. Estão sendo construídos aproximadamente 525 m², com administrativo, refeitório, cozinha, lavanderia, banheiros e alojamento. No local já está em execução a construção que abrigará os animais da Cavalaria.

Os cavalos já foram adquiridos pelo Conseg, com recursos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e doados ao Estado. São 16 animais, que estão sendo preparados e domados. Alguns já estão prontos e atuando no serviço. A cavalaria também dispõe de viaturas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar aborda caminhonete e apreende arma com munições em Sorriso

A Polícia Militar de Sorriso apreendeu hoje um revólver...

Homem é preso após agredir esposa grávida em terminal de ônibus em MT

Equipes da Polícia Militar prenderam, hoje, um homem, de...

Homem que matou mulher em Goiás é preso bebendo cerveja em MT poucas horas após o crime

Câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT instaladas...

Preso suspeito de importunar sexualmente adolescente em Sorriso

A equipe da Polícia Civil de Sorriso prendeu em...
PUBLICIDADE