Estudantes participantes do Pé-de-Meia ou inscritos no CadÚnico podem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 de graça. Para isso, é preciso solicitar a isenção da taxa de inscrição até a próxima sexta-feira (26), no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Os procedimentos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
Érika Daron, ponto focal da Política do Novo Ensino Médio da secretaria estadual de Educação, ressalta que o benefício da isenção não é automático. “Quem não fizer a solicitação até esta sexta-feira não terá a gratuidade”, alerta.
Ela também reforça que o estudante que não compareceu aos dois dias do Enem 2023 também precisa justificar a ausência, caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente. “Nesse caso, o prazo é o mesmo: até 26 de abril”.
Para os estudantes que fazem o 3º ano do ensino médio de escola pública ou como bolsista integral em escola privada, o comparecimento aos dois dias do Enem dá direito ao incentivo de R$ 200 após a conclusão dessa etapa.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, sendo a principal porta de entrada para a educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados são utilizados como critério único ou complementar aos processos seletivos em universidades, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.