PUBLICIDADE

UPA Sorriso atende 525 pessoas em 24h; alta ‘solicitação’ de atestados, diz secretário

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícais/arquivo)

A equipe da UPA Sara Akemi Ichicava realizou mais de 20 atendimentos por hora ontem, somando no total 525 atendimentos em 24 horas. O número é o maior registrado no ano até o momento. Com a alta na demanda, o município voltou abrir o PSF Central em horário noturno, das 18 horas a meia-noite, como apoio da UPA, a princípio a medida segue até o próximo domingo (14).

De acordo com o Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, o aumento na demanda passou a ser observado ainda em março, com picos no mês de abril. Entre os registros, a maioria dos pacientes que procuram a Unidade apresentam sintomas respiratórios, casos de diarreia e solicitação de atestado médico – esta última situação é recorrente às segundas-feiras, segundo o relatório da equipe clínica. “Infelizmente, toda segunda e ontem era segunda, a situação da procura pela UPA para solicitar atestado se repete, a equipe clínica entende que atestado não é situação de urgência/emergência que é ponto central do atendimento de uma UPA”, disse o secretário, através da assessoria.

Segundo o secretário, atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação de toda a equipe, o que faz com que as situações de baixa complexidade acabam tendo que aguardar mais tempo para ser atendidas. E para evitar filas e esperas, a recomendação da equipe da saúde é que quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de onde reside para agilizar o seu próprio atendimento.

Conforme a prefeitura, a alta procura também é registrada nas Upinhas do Santa Clara e do Novos Campos. Desde março houve aumento pela procura, com maior alta em abril. Em janeiro, por exemplo, segundo a prefeitura, a Upinha da Zona Leste registrou 1.923 atendimentos; em fevereiro 2.710; março 3.087 e a parcial de abril chega a 926. Já no Santa Clara foram 589 em janeiro; 746 em fevereiro; 878 em março e 337 nesse começo de abril. O registro também se dá nos PSFs: em todos aumentou a procura e a queixa por sintomas respiratórios.

“Diante do quadro, aproveitamos para lembrar que temos a vacina da gripe em todas as Salas de Vacina dos PSFs e também na Sala Descentralizada de Vacinas que fica aberta das 7 da manhã às 7 da noite, indicamos que os grupos prioritários procurem as unidades”, pontua. Confira aqui os grupos prioritários.

O gestor frisa que hoje o Município conta com 100% de cobertura de UBSs. Unidades como a Jandira Pereira Soares Gomes, do Rota do Sol; do Mário Raiter; Fraternidade e a Anézia Biazin, do Pinheiros 3, contam com dois médicos atendendo em cada turno.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE