A prefeitura apresentou, ontem, profissionais da secretaria de Saúde que atuarão de forma integrada no atendimento realizado nas viaturas de resgate dos Bombeiros, para ocorrências que necessitam de Atendimento Pré-Hospitalar. O ato foi assinado em parceria entre município e secretaria estadual de Segurança Pública, firmada através do Termo de Cooperação Técnica.
A iniciativa partiu da parceria entre prefeitura e Corpo de Bombeiros, que visou o aumento significativo dos atendimentos hospitalares que incluem situações como acidentes de trânsito, afogamentos, quedas de trabalho, emergências clínicas, entre outros. Diante disso, viabilizaram o incremento da capacidade técnica no atendimento a ocorrências de maior gravidade e complexidade.
Os profissionais que atuarão na ambulância serão enfermeiros e técnicos de enfermagem, além das equipes do Corpo de Bombeiro sob supervisão médica através do serviço de telemedicina. A partir de agora, os atendimentos passarão por regulação médica, através Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel do Corpo de Bombeiros Militar, com a finalidade de levar para sociedade um atendimento padronizado de acolhimento ao trauma, otimizando os atendimentos emergenciais e a segurança pública, oferecendo, assim, um serviço avançado com equipe especializada, equipamentos modernos e viaturas de emergência.
“Uma importante parceria que realizamos aqui. A equipe passou por capacitação com atendimento pré-hospitalar para continuar oferecendo um atendimento de qualidade aos luverdenses, com mais celeridade e ainda mais resultados positivos. O nosso objetivo é continuar salvando vidas. Já estamos, também, na fase final da construção da nova Base do Corpo de Bombeiros, para que as viaturas fiquem locadas ali, quando não estiverem em atendimento. Essa equipe está pronta e nós estamos dando um grande passo em melhorias da saúde e da segurança pública”, explicou prefeito Miguel Vaz.
“A partir de hoje as viaturas do Corpo de Bombeiros passam a contar com os profissionais da saúde no suporte, e isso faz toda diferença no atendimento ao paciente. Estamos felizes em ver o projeto saindo do papel. É um momento histórico para Lucas do Rio Verde”, disse secretária municipal de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.
Durante o evento, foram anunciados pelo tenente-coronel Fernando Duarte Santana o recebimento de mais dois veículos que auxiliarão no atendimento de ocorrências, em contrapartida, pelo governo do Estado no valor de R$ 1,5 milhão, sendo um Auto Bomba Tanque e uma Unidade de Resgate.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.