O diretor do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano, Luiz Henrique Magnani, explicou, hoje, que a transformação do PRODEURBS em secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação busca acompanhar o grande crescimento de Sinop no setor da construção civil, com o crescente número de projetos para construir prédios, indústrias, residências e demais. De janeiro ao mês passado foram emitidos 595 alvarás de construção, 16,6% a mais em relação ao mesmo período de 2023. “A transformação em secretaria deixou de ser somente um desejo da administração e dos contribuintes que fazem uso dos serviços prestados pelo PRODEURBS, mas, principalmente, passou a ser uma necessidade de que isso acontecesse em razão do grande e forte crescimento urbano que o município vem passando”, explicou. A criação da secretaria faz parte do projeto de reforma administrativa enviado pela prefeitura, há poucos dias, e aprovada pela câmara em segunda votação, esta semana.
A Associação das Empresas Loteadoras de Sinop (AELOS) considera que transformar o PRODEURBS em secretaria é um avanço e, segundo o presidente Tiago Trevisol, era reivindicação antiga do setor imobiliário, que agora foi atendida. “A perspectiva é que tenha uma gestão melhor com a secretaria, podendo ter um orçamento próprio. Todos os projetos de construção civil ou de loteamentos, tudo ligado ao ramo imobiliário, passa por essa diretoria, e como secretaria acredita-se que ela terá uma estrutura melhor”, analisou, através da assessoria. “A demanda em Sinop por imóveis é crescente, todo ano vemos bater recorde de alvarás de construção. Hoje, até a indústria vertical de prédios está chegando forte na cidade e também os loteamentos, que sempre foram altas as aprovações. Então, vê-se com bons olhos a mudança do PRODEURBS como diretoria para agora secretaria”, afirmou.
A prefeitura registrou que, durante todo ano de 2023, o PRODEURBS analisou projetos e liberou 3.307 alvarás para iniciar obras, aumento de 20,95% em relação ao ano anterior.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.