O filhote de jacaré-do-papo-amarelo (Caiman Latirostris), com cerca de meio metro, foi encontrado no canteiro central da avenida Daury Riva, ontem à tarde, nas imediações do Centro de Atenção Psicossocial em Colíder (150 quilômetros de Sinop). Funcionários da unidade acionaram a equipe dos bombeiros.
Os militares foram informados de que o animal estaria transitando pela via, sob risco de atropelamento. Ao chegarem, o avistaram repousando em área verde e sem ferimentos aparentes. Com isso, realizaram a captura com o auxílio de equipamentos convencionais, como o cambão e recipiente de armazenamento.
Posteriormente, foi transportado até área de mata ciliar (rodeada por córregos), fora dos limites da cidade, onde foi feita a soltura. Não foram registrados incidentes com o réptil.
De acordo com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), eles podem chegar a medir entre dois até três metros de comprimento na fase adulta. Além do Centro-Oeste, também pode ser encontrado nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Seus Habitats mais conhecidos são as margens de rios, brejos, mangues, riachos, lagos e lagoas. Já sua alimentação abrange mamíferos, peixes, aves, répteis e outros. Durante a reprodução, é capaz de gerar até 40 ovos.
A espécie possui o focinho mais largo entre todos os crocodilianos e seu nome característico tem relação com o período de acasalamento, onde segunda a fundação, estes animais ficam com área do papo amarelada.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.