A Federação de Atletismo de Mato Grosso abre neste sábado, na pista do Ginásio Dom Aquino o Campeonato Estadual Caixa de Atletismo de Mirins (para atletas até 15 anos ). A esperança de atletas e dirigentes é de que essa seja a última competição na Capital disputada numa pista de terra. Isso porque, segundo a federação, as obras da sonhada pista olímpica da UFMT, já estão em andamento e devem ser entregues ainda este ano.
A competição acontecerá em três etapas – as duas primeiras etapas serão nesse sábado (8) e a terceira no domingo (9). O Estadual servirá como seletiva para os atletas nas duas mais importantes competições brasileiras para esta faixa etária: Jogos Escolares Brasileiros da Juventude – programados para setembro, e o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub 16, que será realizado em outubro, na cidade de Fortaleza-CE.
Já se inscreveram para participar da competição 170 atletas de 10 equipes: Associação dos Profissionais de Educação Física / APEFs – Sinop, EMEB Ranulpho Paes de Barros e Instituto Vicente Lenilson/ IVL de Cuiabá, Várzea Grande Associação de Atletismo/AVA, Associação de Atletismo/BGAA, Associação Sorrisense de Atletismo/ASA, Clube Recreativo Cantão de Pontes e Lacerda, Prefeitura de Conquista do Oeste, Associação dos Pais e Amigos do Desporto de Araputanga/APADA e RAEI Rondonópolis Associação de Esporte Inclusivo.
Quem for ao Dom Aquino virá expoentes do atletismo brasileiro em ação, como Lucas Pinho (1º do ranking brasileiro do 1.000m), Lissandra Mayara (1ª do ranking brasileiro do Salto em Distância e do Salto em Triplo), ambos convocados para a seleção brasileira nos Jogos Sul Americanos da Juventude, de Santiago-Chile.