PUBLICIDADE

Museu de Arte Sacra em MT abre exposição em homenagem ao artista plástico Sitó

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso inaugura no próximo dia 14 a nova exposição temporária ‘A Arte em Memória de Sitó’, que reúne 36 obras do artista plástico Antônio Pereira da Silva, carinhosamente conhecido como Sitó. A mostra será aberta ao público às 10h, no espaço cultural, que é mantido pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer.

“Esta exposição é uma homenagem à vida e obra de Sitó, que faleceu em 2012, aos 81 anos, deixando um legado duradouro em nossa cultura. Mais do que um artista plástico, Sitó se destacava como um mestre multifacetado, transitando entre a escultura, marcenaria, pintura e projeção de instrumentos de cordas. Alma inquieta e movida pela criatividade, ele expandia continuamente suas habilidades, explorando diferentes áreas com paixão e entusiasmo”, explicou o curador da mostra, Marcos Gontijo.

Entre as obras expostas estão esculturas, pinturas e instrumentos musicais, que integram o acervo de familiares e foram selecionados com a contribuição deles. “Essa abordagem permitiu exibir obras que possuem não apenas um significado afetivo e crítico social, mas também demonstram a vasta gama de técnicas dominadas por Sitó. O resultado é um panorama único que destaca a diversidade e a profundidade do seu trabalho”, explica o curador.

A expografia inclui recursos de acessibilidade, como audiodescrição, áudios com fonte ampliada, transcrição em braille e a presença de intérprete de Libras na abertura.

Reconhecido como um dos grandes nomes da arte Naif de Mato Grosso, Sitó ganhou vários prêmios e foi um dos artistas presentes na Bienal Naifs do Brasil, em 2012, com as obras Festa Cuiabana e São José Águas de Março.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE