A secretaria estadual de Meio Ambiente apreendeu 13,3 kg de pescado ilegal durante patrulhamento terrestre a Poconé (100 km de Cuiabá), ontem. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e foi realizada na estrada que dá acesso à região de Porto Cercado.
A apreensão ocorreu após uma Fiat Toro ser abordada durante a barreira fiscalizatória. Ao efetuar a vistoria no veículo, os agentes encontraram na carroceria uma caixa contendo 13,3 kg de pescado, sendo nove exemplares de pacupeva, sendo seis abaixo da medida mínima para captura, pesando 1,3 kg; e 12 kg de pescado fatiado em postas das espécies barbado e cachara.
Questionado sobre a procedência do pescado, o condutor do veículo informou que adquiriu de um pescador da região. O responsável foi autuado por infração administrativa ambiental, pelo transporte de espécie proibida e pescado fora das medidas mínimas estabelecidas na legislação, e multado em R$ 9,3 mil. Tanto o veículo como os peixes foram apreendidos, sendo este último entregue à Delegacia de Polícia de Poconé.
Conforme a Lei do Transporte Zero é vedado o transporte, armazenamento e a comercialização de 12 espécies de peixes oriundos dos rios do Estado de Mato Grosso, pelo período de cinco anos, contados a partir de 1º de janeiro de 2024, entre elas do gênero cachara.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.