Dos quatro clubes que representam o futebol de Mato Grosso nos Campeonatos Brasileiros das Série B, C e D – Luverdense, Cuiabá, Sinop e União, o clube de Rondonópolis é o que está fazendo melhor campanha. Contemplado com a vaga que era do Araguaia de Barra do Garças, o Colorado é o vice-líder da Chave A11 da Série D com sete pontos somados na tabela de classificação, um a menos em relação ao líder Luziânia (DF) com quem neste domingo brigará pela liderança isolada e automaticamente garantir uma das duas vagas à segunda fase do torneio de acesso.
Vindo de boa vitória de 2 a 0 sobre Aparecidense, a equipe treinada por Kiko Araújo já está definida para a partida que pode marcar a classificação antecipada à próxima fase da competição. Sem nenhum problema, a formação que irá a campo amanhã à noite, às 18h, no estádio Luthero Lopes, é a seguinte: Ronaldo; William, Talison e Pagnelli e Lucas; Nildo, maranhão, Samuel e Vinícius; Café e Geílson.
Pela matemática feita por Kiko Araújo, se superar Luziânia amanhã, o União garantirá uma das duas vagas à segunda fase, que corresponderá ao sistema mata -mata. Mas um empate também é encarado como um bom resultado, já que manteria a equipe viva na disputa, tendo na última rodada da primeira fase o 7 de Setembro da cidade de Dourados (MS) como adversário. O time sul-mato-grossense é o lanterninha da chave com apenas um ponto somado e cumprirá apenas tabela na rodada derradeira, marcada para o próximo dia 25 de junho, no interior de Mato Grosso do Sul.
Pelo regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro, seguem para a segunda fase do torneio de acesso os 17 primeiros colocados e mais os 15 segundos colocados. O cálculo feito pela comissão técnica é de que até com oito pontos somados na tabela de classificação dá para assegurar a segunda vaga da chave.
Em função da importância da partida deste domingo, a diretoria unionina vive a expectativa do estádio Luthero Lopes receber um bom público. É esperado cerca de três mil torcedores nas arquibancadas. A média nos dois jogos disputados em casa 7 de Setembro e Aparecidense é de 1.200 pagantes por partida.