O governo de MT e o poder judiciário lançaram, hoje, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, a Campanha Dia D – Educação é o Caminho que Liberta e ocorreu, simultaneamente, nas demais 40 unidades prisionais de Mato Grosso para ampliar o número de matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos na Rede Estadual de Ensino. As aulas são ministradas em salas anexas, localizadas em presídios, cadeias e centros de ressocialização.
A partir desta semana, representes das secretarias de Educação e Segurança Pública, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso visitarão as unidades para conscientizar os reeducandos sobre o papel da educação regular na formação deles, bem como sobre a sua importância na remição de penas.
Quase 3 mil reeducandos se matricularam para o EJA em 2023 e, para este ano, a expectativa da secretaria é ampliar o número de estudantes. “Já temos cerca 2.700 matriculas efetuadas e vamos intensificar a divulgação nas unidades prisionais para superarmos os números do ano passado”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Para o secretário de Educação, a ação que proporciona aos reeducandos a oportunidade de continuar sua formação educacional mesmo estando em regime de privação de liberdade. Além disso, promove a inclusão social e a ressocialização. A Seduc também investiu para melhorias tecnológicas nas salas anexas. Conforme Alan Porto, em fevereiro deste ano a Seduc entregou 107 Smart TVs de 65 polegadas para equipar salas de aulas das unidades prisionais. Ele observa que o uso das Smart TVs vai melhorar significativamente o processo de ensino e de aprendizagem.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.