O poder executivo municipal licitou contratação de empresa especializada na locação, implantação e operação de avanços semafóricos, lombadas eletrônicas e radares de velocidade ostensivos fixos, além da organização de espaço funcional ao Centro de Controle de Operações visando a detecção e registro de infrações de trânsito. A adoção das medidas preventivas visa melhoras das condições de trafegabilidade geral e segurança no trânsito viária (ruas e avenidas) de Alta Floresta.
O orçamento estipulado é de R$ 4,2 milhões. Conforme o detalhamento, os aparelhos contam com display externos, sistema de gestão de dados e acidentes de trânsito, geração de relatórios estatísticos, vídeo monitoramento dotados de lap (leitura automática de placas) para envio de dados online à Polícia Militar, de acordo com os protocolos.
A seleção das áreas de foco leva em conta condições gerais das vias, extensões entre cruzamentos, proximidades de estabelecimentos de ensino, hospitais ou de situações topográficas perigosas, fluxo e volume de veículos, a ocorrência de acidentes e ainda para cruzamentos semaforizados, a velocidade média, entre outros dados específicos citados no edital.
O levantamento dos locais a serem contemplados ainda será divulgado.