A secretaria estadual de Meio Ambiente e o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) deflagraram a operação contra extração ilegal de minérios em Nova Santa Helena (120 km de Sinop), Peixoto de Azevedo e Novo Mundo, embargaram áreas onde havia exploração ilegal de outro e as multas aplicadas chegam a R$ 650 mil.
Foram fiscalizadas 9 áreas de atividades de extração mineral, a maioria operando de forma clandestina, desmobilização de dois garimpos em Novo Mundo e na apreensão de três escavadeiras hidráulicas e 11 motores estacionários. Em Nova Santa Helena, foi desmobilizado garimpo ilegal que utilizava explosivos em sua operação. Com a chegada da equipe da coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos da Sema e dos militares, as pessoas fugiram.
O material encontrado foi apreendido, sendo realizada a inutilização de um quilo de encartuchado de emulsão explosiva (pela equipe especializada do esquadrão de bombas do Bope) três motores estacionários e três barracões.
Ainda de acordo com a Sema, três das áreas fiscalizadas têm autorização para funcionar por meio de Licença Ambiental, mas foram autuadas por causar degradação em área de preservação permanente, extrapolando os limites permitidos pelo órgão ambiental.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.