O cardeal salesiano Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de Dom Bosco, visita Mato Grosso a partir de domingo. Só Notícias apurou que, pela manhã, que estará em três cidades. O primeiro compromisso será encontro com povos indígenas em aldeias onde religiosos salesianos evangelizam. Em Barra do Garças (520 km de Cuiabá) os salesianos mantém a missão de São Marcos, desde 12958. A do Sagrado Coração de Meruri, que existe desde 1902, em General Carneiro e Barra. Ele também irá a aldeia São José do Sangradouro, em Primavera do Leste, onde os salesianos também evangelizam desde 1894. Na quinta, o cardeal Artime vai a Cuiabá onde se reunirá com lideranças religiosas. Na capital, os salesianos mantém o colégio São Gonçalo.
Ontem, em Campo Grande (MS), ele foi agraciado com título de cidadão sul-mato-grossense entregue pela Assembleia Legislativa, pela dedicação à Missão Salesiana na educação de jovens. Artime tem agenda extensa com visitas as paróquias, comunidades, escolas, universidades, obras sociais e missões indígenas. “Essa grande honra não é para mim, mas sim ao carisma de Dom Bosco, que sempre ajudou os jovens do mundo que fazem até hoje, reconhecimento a todos os irmãos salesianos que tiveram uma vida abençoada nessa Terra. Onde Deus me levar será sempre oportunidade para pensar nos jovens, ser sensível na igreja e os que tem menos oportunidades. O meu serviço será sempre ajudar e servir”, agradeceu, em seu discurso.
O cardeal iniciou sua visita ao Brasil por Araçatuba (SP) como parte da comemoração dos 75 anos de presença salesiana no município. Reitor-mor da Congregação Salesiana, Artime foi nomeado cardeal no consistório de setembro do ano passado, pelo papa Francisco, que o conhece desde 2009, quando esteve na Argentina (onde papa era cardeal) na função de provincial salesiano. Espanhol das Astúrias, Ángel Fernández Artime faz sua primeira visita a Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O papa Francisco permitiu que Artime continue servindo como reitor-mor até o final de julho e, em seguida, receberá uma nova designação do Vaticano. Recentemente, foi confirmado pelo pontífice como arcebispo titular na Itália.