Diretorias de Unidades Desconcentradas da secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) receberam, na última sexta-feira, novos equipamentos, que auxiliarão os agentes ambientais nos trabalhos de fiscalização, monitoramento e atendimento emergencial realizados no interior do Estado. Os kits contem capacete, macacão, luva, bota e conjunto autônomo de respiração, além de binóculo, trena a laser e lanterna tática.
De acordo com o diretor da DUD de Sinop, o volume de produtos perigosos transportados nas rodovias estaduais e federais é muito grande, sendo comuns incidentes envolvendo, principalmente, veículos transportadores de combustíveis e defensivos agrícolas. “O material é um complemento da qualificação realizada. ”, completou Gabriel.
A entrega dos kits ocorreu na sede da Pasta, em Cuiabá, durante reunião de alinhamento de ações do Comitê de Gestão Estratégica (Coges). Cada diretor recebeu uma caixa contendo todos os itens.
“Os novos equipamentos possibilitarão uma melhora significativa na coleta de dados pelos analistas e uma resposta rápida aos incidentes relacionados a produtos e resíduos perigosos”, destacou o diretor da Sema de Alta Floresta (a 790 km de Cuiabá), Vinicius Rezek.
“A entrega para as regionais foi muito importante, uma vez que atendemos frequentemente acidentes com produtos perigosos e esse tipo de ocorrência demanda equipamentos especiais para preservar a saúde do agente que atenderá ao chamado”, comentou o diretor da DUD/Sema-MT de Sinop (a 500 km de Cuiabá), Gabriel Conter.
Os recursos para a aquisição dos materiais foram provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na ordem de R$ 167 mil, firmado no Mutirão da Conciliação Ambiental.