O mato-grossense entra na sua reta final, restando quatro partidas para encerrat a primeira fase da competição e somente uma vaga para as semifinais está em jogo. Dom Bosco e União lutam por ela, no grupo B. Sinop e Luverdense, pelo grupo A, já estão garantidos. O Cuiabá ficou com a primeira vaga na chave B.
Ao ser goleado, ontem à noite, por 3 a 0 pelo Cuiabá, o União de Rondonópolis passou a ser vice-líder do grupo com 16 pontos, e agora torce para que o Cuiabá vença o Dom Bosco, neste domingo, para garantir a sua vaga nas semifinais, sem precisar entrar em campo. Caso o Dom Bosco vença o Dourado, o União vai para o tudo ou nada contra o próprio Cuiabá, na Arena Pantanal, na última rodada.
Já para o Dom Bosco só a vitória interessa para continuar sonhando com a próxima fase da competição e a vaga no brasileiro Série D de 2018. Domingo, o Azulão precisa vencer o Cuiabá para ultrapassar o União na vice-liderança do grupo B. Se ganhar, chegaria aos 16 pontos e ficaria na torcida pelo Cuiabá na quarta-feira (29), contra o União.
No Grupo A, o Sinop lidera com vantagem no saldo de gols (10 – 8) e fará o clássico, domingo, no Passo das Emas, precisando de um empate para fechar a primeira fase como primeiro colocado do grupo A. Caso termine na liderança, o time sinopense vai encarar nas semifinais o segundo colocado no grupo B.
Já o Luverdense, que ontem goleou o Operário, está em desvantagem no saldo de gols e só tem uma alternativa para sair de campo com a liderança do grupo: a vitória.
O Cuiabá, líder do grupo B, já está classificado para as semifinais garante a liderança e a vantagem de decidir em casa as semifinais com mais três pontos que pode conquistá-los domingo (26) contra o Dom Bosco ou próxima quarta-feira (29) contra o uUnião, ambos na Arena.
Cacerense e Operário F.C já estão rebaixados para a segunda divisão estadual de 2018. Mixto, Operário VG e Araguaia não tem mais ambições dentro da competição.