A deputada Gisela Simona (União) apresentou na câmara federal o projeto de lei que visa alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a fim de promover o funcionamento, em horário especial, dos Centros de Educação Infantil e das creches públicas. O objetivo do projeto é auxiliar aos pais que precisam trabalhar, em horário diverso do horário comercial padrão, confiando a cuidadores externos a responsabilidade de cuidar dos filhos durante esse período.
“Muitas dessas mulheres são feirantes, enfermeiras, faxineiras, frentistas, policiais e diversas outras profissões que precisam trabalhar em horários noturnos ou começar seu dia muito cedo. Como é o caso das feirantes que precisam chegar em suas barracas muitas vezes às 4h da manhã”, explicou a deputada.
O projeto também prevê o funcionamento dessas creches também aos sábados, domingos e feriados. Segundo a deputada federal, essas mulheres enfrentam desafios únicos ao conciliar suas responsabilidades profissionais com o cuidado de seus filhos. “O horário especial desempenha um papel crucial na promoção da igualdade para aquelas mulheres que estão inseridas no mercado de trabalho e fornece o apoio necessário que essas mães precisam”.