Policiais federais e civis prenderam 9 garimpeiros durante uma desocupação de garimpo ilegal instalado próximo à Reserva Ecológica do Bananal, em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá). Foram apreendidos 279 gramas de ouro. A operação Mina Bananal constatou um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. Foram localizadas 279 gramas de ouro na posse de 9 garimpeiros, presos em flagrante por extração ilegal de ouro, usurpação de matéria-prima da União, posse e emprego de artefato explosivo sem autorização e associação criminosa.
Policiais destruíram maquinários usados na atividade de extração ilegal de ouro e produtos como nitrato de amônia, as espoletas utilizadas para ignição dos explosivos e dois galões de 50 litros de diesel, 02 geradores à combustão, duas britadeiras elétricas e três detectores de metais. Também foram apreendidas 3 motocicletas, antena de sinal de celular.
Investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal, visando descapitalizar essa organização criminosa que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, gerando consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro. O possível envolvimento de proprietários rurais da região também será apurado, informa a PF.