O ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) foi resgatado numa área de passeio público da avenida Ariosto da Riva Neto, ontem à tarde, em frente a uma oficina mecânica, no centro. O caso foi comunicado por funcionários ao Corpo de Bombeiros. Segundo o boletim de ocorrência, o animal havia escalado e se abrigado numa árvore.
A equipe realizou sua captura com auxílio de uma escada e cambão extensor, para alcançar o roedor e realizar sua retirada em segurança. O ouriço ainda foi submetido a verificação veterinária, sendo constatado que estava saudável e sem ferimentos visíveis. Ele foi colocado em caixa de transporte e encaminhado até área de mata para a soltura.
De acordo com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), ele pode medir até cerca de 50 cm e pesar até 1 kg. Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como um quinto membro, ajudando-o a escalar. Possui garras fortes nos membros e a coloração da pelagem variável.
Diferentemente da visão popular, a organização destacou que quando se sente ameaçado, o animal eriça seus espinhos e curvar o corpo, de forma a tentar proteger a cabeça e outras partes vitais. Estes espinhos podem se soltar facilmente, e caso algum predador pegue o ouriço, ficará com as patas ou boca espetadas.
Sua incidência já foi registrada em quase todo o Brasil, com exceção aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É também encontrado na Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Trinidade e Tobago, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.