O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), deu apoio esta manhã à operação “Pôr do Sol”, realizada pelo Gaeco do Paraná. A operação investiga organização criminosa com atuação no transporte interestadual de substâncias entorpecentes, receptação de painéis solares oriundos de furtos e/ou roubos e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 43 mandados de buscas e apreensões e oito mandados de prisões preventivas nos municípios de Toledo, Medianeira e Cascavel (PR) e em Várzea Grande Dois dos mandados de prisão foram expedidos pela Vara da Auditoria Militar e têm como alvo dois policiais militares suspeitos de corrupção para proteção dos interesses do grupo.
Em Várzea Grande, foram realizadas buscas em dois endereços, sendo três alvos, apreendidos aparelhos e chips de celulares, duas CPU’s, além de cheques e diversos documentos. Sete agentes do Gaeco de Mato Grosso e 14 servidores da Polícia Militar e Polícia Civil participaram da operação, que contou também com apoio da Força Tática da Polícia Militar e Grupo de Operações Especiais (GOE).
As investigações tiveram início em 2022, pelo Gaeco de Cascavel, a partir do recebimento de informação de que o grupo teria recepcionado uma carga de painéis solares roubados em Minas Gerais. A organização disfarçava a origem dos valores obtidos com as atividades ilícitas utilizando contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas para a realização de transferências fracionadas feitas sucessivamente até que se chegasse à liderança da organização. De acordo com o apurado, a organização teria movimentado mais de R$ 140 milhões, entre créditos e débitos, entre janeiro de 2020 e agosto de 2023.
No curso das investigações, foram apreendidas 8.456 quilos de substância análoga à maconha, que o grupo transportava para outros estados e um dos principais destinos seria o Rio de Janeiro. Dois integrantes do grupo criminoso foram presos em flagrante no final de 2022 e no início de 2023.
A informação é da assessoria do MP.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.