Em partida dura na tarde deste domingo, no Independência, contra o Uberlândia, o Atlético venceu por 3 a 0, em confronto válido pelo Campeonato Mineiro. A equipe da capital só conseguiu construir o resultado após os 30 minutos do segundo tempo.
O resultado devolve a liderança do torneio estadual ao Galo que tem o mesmo número de pontos que o Cruzeiro, ambos com nove, mas tem melhor saldo de gols.
A partida não foi nada fácil para o Atlético. A equipe alvinegra foi melhor nos dois tempos, com a bola nos pés, controlando o jogo, mas não conseguia agredir. No segundo tempo, com mudanças no time, o Galo foi diferente e conseguiu desfazer da marcação. O meia Maicosuel, que saiu do banco de reservas, também foi importante para a virada.
O Galo jogava no esquema 4-1-4-1, o que deixa o time bom defensivamente e ofensivamente. Mas no começo do jogo encontrava dificuldades para penetrar na defesa e ficava aberto na defesa. O Uberlândia tinha uma proposta de marcar forte e esperar o Galo, tentando jogar por uma bola e surpreender a equipe da casa.
A primeira chegada atleticana aconteceu apenas aos 15 minutos do primeiro tempo, com um chute de fora da área. Aos 19 a primeira boa construção de jogada atleticana, com a bola passando de pé em pé, sobrando para Danilo que finalizou forte. A defesa mandou para longe.
O jogo era bastante pegado. O Uberlândia jogava muito recuado e não dava oportunidades para o Galo evoluir. Aos 29, em bola parada, Leonardo Silva desviou bem de cabeça, mas o goleiro pegou firme.
O Atlético foi superior no primeiro tempo, mas pouco conseguiu agredir por causa da força defensiva do Uberlândia. O time alvinegro fez sete finalizações, mas encontrou problemas para conseguir chegar até a meta adversária.
A etapa complementar foi parecida com a primeira. A disposição defensiva do Uberlândia e a obediência tática eram muito fortes, algo que impedia a sequência das jogadas alvinegras.
O técnico Roger Machado percebeu que sua equipe não conseguia ser tão agressiva e sacou Cazares do time, mandando para a partida Maicosuel. O Galo ainda contava com Fred, que vinha sendo um homem a menos em campo.
Ainda sem conseguir agredir, o técnico atleticano fez outras duas substituições, mandando a campo Rafael Moura ao lado de Fred e Clayton na vaga de Otero.
A pressão atleticana então passou a ser grande. E surtiu efeito aos 31 minutos do segundo tempo. Em cruzamento na área, a bola sobrou para o volante Danilo e, de cabeça, ele colocou no fundo das redes.
Após o gol o Uberlândia precisou se expor, tentando o empate. Isso resultou em melhores oportunidades para o Galo. Aos 37, Maicosuel fez boa jogada, deixou para Fred que colocou a bola nos pés de Rafael Moura. Foi o segundo gol atleticano.
Aos 42, o Galo conseguiu fazer o terceiro. Em cruzamento pela direita, Maicosuel encontrou Fred na área, sem marcação, o artilheiro tirou do goleiro e correu para o abraço, dando números finais ao confronto.