Universidade Federal de Mato Grosso e o Sindicato Rural de Cuiabá realizaram encontro para discutir ações em parceria institucional em prol da Expoagro deste ano. As duas instituições dialogam para alinhar iniciativas que valorizam a sustentabilidade no desenvolvimento produtivo da região da Baixada Cuiabana. Este ano a Expoagro vai para a sua 56a edição.
A respeito do encontro, reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, pontuou que a reunião tratou de estabelecer iniciativas para alinhamento entre a universidade e o sindicato. “É uma parceria da UFMT com o Sindicato Rural com o objetivo da UFMT participar da Expoagro com o principal escopo do tema da Expoagro que é a sustentabilidade”, destacou o reitor.
“Temos diversos professores, pesquisadores, técnicos, estudantes nas mais diversas áreas, como as agrárias. A gente pode contribuir um pouco com palestras, apresentando nossas pesquisas e o nosso potencial para o Estado de Mato Grosso no mote de sustentabilidade até mesmo com projetos conjuntos”, ressaltou o reitor da UFMT que participou da reunião ao lado do pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho.
Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá relatou que a entidade reforça uma parceria já existente com a UFMT. “Sempre tivemos um bom alinhamento e a universidade sempre foi um grande parceiro. O objetivo é alinhar mais e aumentar a nossa feira. Temos um projeto muito importante que é a conexão entre produtividade e sustentabilidade para a gente produzir sem agredir o meio ambiente, porque isso é muito importante hoje”, pontuou o presidente.
Para o presidente há conscientização a respeito da produção com sustentabilidade entre os produtores rurais. “Somos muito conscientes e temos de ser. Não se coloca fogo em casa de forma alguma. Como vai destruir a própria fazenda sabendo que vai prejudicar. Então a gente tem de estar consciente disso. Temos certeza que vamos ampliar nossa ligação com a UFMT não só para essa Expoagro, mas para todas que vem pela frente”, finalizou, através da assessoria.