A Escola Militar Dom Pedro II prevista para funcionar no imóvel onde está a escola municipal professor Vicente Francisco, no bairro São José Operário, será, a princípio, instalada em um complexo de esporte também no Operário. A secretária de Educação, Maria Lunar de Freitas Portão, disse, ao Só Notícias, que a unidade, anunciada anteriormente como sede, não foi a escolha mais viável. “Nos reunimos e decidimos instalar nesse complexo, assim os alunos da Vicente continuarão nela e não precisaremos fazer todo um trabalho de logística para realocar estes estudantes”, explicou.
Segundo a secretária, o complexo atenderá as necessidade da escola militar e, recentemente, passou por uma reforma para sediar o Instituto Federal de Mato Grosso. “Como o imóvel esta em perfeito estado o que vamos fazer é apenas algumas divisórias, nada de mais”. A instalação será provisória até a construção de um imóvel para abrigar o Dom Pedro.
Serão atendidos cerca de 360 alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e também do 1º, 2º e 3º ano do médio. A escolha será através de teste seletivo. Inicialmente, as vagas serão para estudantes do município e, se houver mais, serão ofertadas para alunos da região. O ano letivo deve iniciar em março. O colégio ficará sob gestão do Estado.