O Corpo de Bombeiros resgatou hoje um lobo-guará em um barracão na comunidade Tropical, a cerca de 45 quilômetros do centro de Sorriso, sentido Ipiranga do Norte. O animal estava com um ferimento em uma das patas traseiras e, após entrar no local, ficou embaixo de uma mesa.
De acordo com o sargento Teotônio, os moradores viram o momento em que o lobo entrou no local, mas acharam que ele iria sair sozinho. “Então, perceberam que ele não movimentava as patas traseiras e nos acionaram. Montamos uma equipe e fomos para lá. Encontramos ele em um barracão, embaixo de uma mesa”.
O militar explicou que o motivo pelo qual o animal permaneceu no local é porque estava bem debilitado. “Uma pata dele estava ferida, possivelmente, há vários dias. Fizemos a captura e, por ele estar tão debilitado, não teve tanto risco assim. Colocamos em uma caixa preparada para isso”, detalhou.
O lobo-guará foi levado até uma médica veterinária autorizada, que fará uma avaliação para verificar se há fratura na pata. “Se tudo der certo, o objetivo é trazer ele de volta para a natureza. Não é um animal comum. Se a população se deparar com um animal silvestre, deve acionar os bombeiros, pois a gente não sabe o risco que oferece”, concluiu.
Atualmente, conforme dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o lobo está listado como uma das espécies silvestres, no Cerrado, em vulnerabilidade de extinção. No ano passado, uma fêmea adulta, com cerca de 20 quilos, foi retirada de um imóvel, no bairro Bandeirantes, em Lucas do Rio Verde.