O poder executivo em Nova Mutum vai adquirir, via procedimento licitatório, conjunto de cilindros com o equivalente a mais de 9 mil metros cúbicos de oxigênio gasoso medicinal e ar comprimido, visando expandir a capacidade de resposta a atendimentos que exigam cuidados respiratórios, tanto em cunho profilático quanto paliativo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), domicílios e ambulâncias que realizavam o transporte de pacientes. O certame será dia 16. Com investimento estipulado em R$ 380 mil.
Consta, no documento oficial, que os insumos garantirão aos órgãos e departamentos interligados à secretaria municipal de Saúde plena capacidade para atuação em casos de urgência imediata ou eventos agudos, como quadros de dispneia, choque anafilático, insuficiência respiratória, crise asmática, anginas, entre outros.
O oxigênio ainda é utilizado, segundo especificado pela gestão, na estabilização de pacientes com complicações respiratórias mais complexas e que possuem pouca oxigenação sanguínea. Procedimentos como oxigenoterapia, ventilação mecânica e inalação auxiliam na redução de internações hospitalares.