PUBLICIDADE

Filhote de arara é resgatado por moradores e entregue para os bombeiros no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

O filhote de Arara-Canindé foi localizado por sitiantes, caído no trajeto de uma estrada rural às margens da MT-419, nas proximidades da comunidade Cotrel, em Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). O caso foi registrado esta manhã, conforme o Corpo de Bombeiros. Os moradores colocaram a ave em uma caixa de papelão e realizaram o transporte até o quartel dos bombeiros.

Foi constatado que o pássaro estava sadio e não apresentava quaisquer ferimentos visíveis. A equipe acredita que o animal possa ter caído do ninho. Ele foi encaminhado para abrigo numa chácara do município, onde deve completar a fase de plumagem (ciclo de crescimento das penas) e ser reintroduzido à natureza posteriormente.

Conforme dados da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), a espécie costuma a alcançar a estatura de 80 centímetros. Vivem em casais ou grupos de três indivíduos, mas podem se reunir em formações ainda maiores, de até 30 aves. No Brasil, a Canindé está distribuída da Amazônia até o Paraná, sendo que, historicamente chegava até Santa Catarina.

Seu principal habitat, segundo a organização, se encontra nas copas de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (como buritizais e babaçuais), interior e bordas de florestas altas, a cerca de 500 metros de altitude. A reprodução ocorre entre dezembro e maio, com ninhos feitos no tronco de grandes árvores mortas e pondo 2 ovos, que são incubados por 24 a 26 dias.

A fundação também destacou que, atualmente, suas principais ameaças são a caça, além da fragmentação e destruição de habitat.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE