A escola estadual Terra Nova, na Décima Agrovila, em Terra Nova do Norte (200 km de Sinop) está entre as primeiras, na modalidade educação no campo, que terão aulas do programa de educação tecnológica e robótica educacional neste ano letivo. As demais são as escolas estaduais Jaraguá, localizada na Agrovila Central, em Água Boa, João de Campos Widal, em Mirassol D´Oeste, e Antônio Alves Dias, em Confresa. Nas quatro unidades serão 782 estudantes que passarão a contar com a ferramenta pedagógica. Os estudantes constroem robôs a partir de kits e dividem diferentes funções para realizar tarefas práticas, favorecendo o pensamento computacional e inúmeras habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem.
Como parte do plano de desenvolvimento, os educadores envolvidos participam de uma ampla certificação que os prepara para a vivência das aulas de robóticas. O projeto também conta com orientadores educacionais, especialistas em robótica, que acompanham os professores ao longo do ano letivo. Em toda a rede estadual, o objetivo da secretaria estadual de Educação é ampliar de 202 para 404 escolas com atividades de robótica educacional. O secretário Alan Porto, ressaltou que, d
“Estamos impactando a vida dos estudantes com o uso da tecnologia em sala de aula como ferramenta que potencializa o aprendizado. Além da robótica, temos as plataformas digitais, conectividade nas escolas, Smart TV em sala de aula, cultura Makerspace, entre outros recursos”, disse o secretário d Educação, Alan Porto. Em 2022 e ano passado o investimento foi de R$ 60 milhões e que os recursos para ampliação do programa neste ano estão assegurados. Ele destacou que
Ele reforçou que as aulas de robótica nas escolas da rede são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulam o pensamento computacional e aprimoram habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico. Um dos principais diferenciais utilizados nas aulas de robótica é a Cultura Maker.