A jiboia-constritora com 1,3 metros de comprimento foi encontrada na área externa de um imóvel, ontem à tarde, na avenida Getúlio Vargas, no bairro Cidade Bela, em Alta Floresta. O caso foi relatado ao Corpo de Bombeiros pelo proprietário local e não houve registro de ataques relacionados ao animal. Conforme o boletim de ocorrência, o morador estava em seu horário de almoço, quando flagrou a cobra no quintal da frente.
Os militares foram acionados em seguida e realizaram a capturada com equipamentos como a pinça de manejo e gancho de ofídios, sem maiores complicações. Posteriormente, realizaram a avaliação do réptil, que demonstrava estar saudável e sem ferimentos visíveis. A jiboia foi colocada em recipiente adaptado para o transporte e encaminhada a área de mata ciliar (rodeada por córregos), onde foi devolvida ao habitat.
De acordo com a instituição de pesquisas biológicas vinculada ao Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz, a espécie atinge tamanhos de médio a grande porte, podendo medir até 4 metros de comprimento. A constritora também possui uma camuflagem efetiva para mistura ao ambiente e é carnívora, apesar de conservar energia de forma regular e poder ficar por vários dias sem se alimentar normalmente.
Ainda segundo informações apuradas pela fundação, sua reprodução é ovípara, sendo que a gestação dura de 127 a 249 dias, com até 50 filhotes por ninhada. Elas são consideradas pacíficas, além de não possuirem qualquer tipo de peçonha. As jibóias vivem aproximadamente 20 anos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.