A Polícia Civil de Sorriso, com apoio da Gerência de Operações Especiais (Goe) e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) deflagrou hoje a operação Dominó. Sete foram presos por tráfico de drogas e cinco mandados de buscas e apreensões foram cumpridos a investigados por homicídios. Três mandados foram em Sorriso e outros dois na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
Durante a ação policial foram apreendidos aparelhos celulares e porções de pasta base de cocaína. Os celulares serão analisados para extração de informações que possam colaborar com investigações em andamento sobre outros crimes ocorridos em Sorriso.
“Esse apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado aqui em Sorriso visa mapear essa reformulação rápida do crime. Ano passado, houve ações bem extensas com muitas prisões, muito sequestros de bens, só que o que percebemos é que o crime se remodela muito rápido, e apesar de 200 prisões, 150, operações com 90 prisões, uma semana após já estavam ocorrendo crimes gravíssimos de homicídio”, disse o delegado Antenor Pimentel da GCCO.
“Vamos dividir as tarefas, a GCCO vai ficar com a parte de mapear facções e agora tem a nova Vara Criminal que ficou especificamente com crimes de organização criminosa, então vamos poder dar ênfase, não só tráfico, é mais uma pena, mais um mapeamento. Temos apoio da diretoria de inteligência da maior celeridade nos materiais apreendidos, porque esse levantamento dessa semana foi bom, teve uma ação positiva, tivemos algumas prisões, apreensões de droga e armas, mas o importante é o material coletado. A partir de hoje vamos poder mapear e aí ter outras ações futuras consistentes e constantes”, acrescentou.
Antenor também destacou novas medidas das forcas de segurança para coibir os crimes no município. “O Estado, na segunda-feira (15), instalou bloqueadores de sinal (nas penitenciárias), está em fase de implantação, está tendo alguns ajustes técnicos sobre esse bloqueio, realmente ocorre isso (crimes com mandantes que estão dentro dos presídios), nós sabemos que as grandes lideranças das organizações estão na cadeia, então vamos esperar para ver o que irá acontecer. A nossa perspectiva é que com a diminuição dessa comunicação dessas lideranças, dê uma diminuída nessas ordens de execução”, concluiu.
O delegado do Goe, Frederico Murta, falou sobre o trabalho da equipe especializada que está em Sorriso há alguns dias fazendo o levantamento de informações. “Composto por policiais treinados, com armamento diferenciado, com capacidades diferenciadas, empregada em situações de risco e alta complexidade. Esse é o motivo da secretaria e diretoria da Polícia Civil nos enviou para cá, estamos com as equipes ao longo da semana, a ideia é que permanecemos por algum tempo até que situação seja normalize, para que a gente possa fazer o enfrentamento forte e eficaz da forma que for necessário”, explicou.
O delegado regional, Carlos Eduardo, informou que a Polícia Civil tem dado a atenção especial e estará fazendo operações diariamente. “Não vamos parar, o nosso papel é coibir a criminalidade e investigar os delitos e vamos até o fim. Você pensa bem antes de cometer um crime aqui em Sorriso, que estamos atrás de todos e vamos acabar com o problema de Sorriso”, concluiu.
Conforme Só Notícias já informou, ontem, um homem foi encontrado decapitado em uma área de mata no bairro Benjamin Raiser. O corpo estava enterrado e, há alguns metros, a cabeça foi localizada.
Em instantes mais detalhes.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.