A prefeitura licitou a contratação de serviços especializados para implantação de cerca em tela galvanizada, que deverá cobrir toda a extensão da reserva técnica e parque municipal urbano “Panará Kren Akarole”, na avenida Brasil com Alameda São João, em Peixoto de Azevedo. O certame foi realizado recentemente.
Conforme descrito no edital, o local é oficialmente reconhecido como Área de Preservação Permanente (APP) e ocorreram invasões esporádicas por estar situado dentro dos limites da cidade. O parque é avaliado como meio vital no fornecimento de contribuições ecológicas, garantindo a redução dos impactos gerados pelo urbanismo e industrialização.
O detalhamento prevê que será feita a perfuração de 69 áreas para instalação de pilares de concreto, seguido pela montagem de 196 metros lineares de tela com aproximadamente 2 metros de altura. A data avaliada par entrega dos materiais de construção e execução dos serviços é de 120 dias corridos. O valor investido não foi especificado no processo.
O nome indígena da localidade foi escolhido em homenagem aos povos Panarás, que habitavam a região até a década de 70. As APPs, segundo lei federal, consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, ambientalmente frágeis e vulneráveis, considerados essenciais na composição e manutenção de recursos hídricos, o solo, a paisagem, a biodiversidade e o fluxo entre fauna e flora.