A semeadura de milho da safra 2023/24, que iniciou há cerca de 10 dias, chegou a 1,26% da área plantada no Estado. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) estima plantio de 7,02 milhões de hectares, avanço semanal de 0,88 ponto percentual e, quando comparado com o ciclo 2022/23, os trabalhos a campo nesse ciclo estão mais adiantados em 0,82 ponto percentual.
No entanto, quando comparado com a média dos últimos cinco anos, a semeadura encontra-se 0,86 ponto percentual atrás, no mesmo período. As regiões mais avançadas são a do Nortão, com 2,83%, a Médio- Norte, com 1,82%, e a Oeste, com 1,44% das áreas semeadas.
O IMEA informa ainda, no primeiro boletim anual, divulgado ontem à tarde, que para as próximas semanas, “o ritmo dos trabalhos a campo será influenciado pelo avanço da colheita da soja no Estado, uma vez que a intensificação dos volumes pluviométricos, algo que já é comum no Estado neste período do ano, pode impedir que as máquinas avancem na colheita da soja e prejudique a semeadura da cultura de segunda safra”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.