PUBLICIDADE

Abertura de novas empresas em Mato Grosso fica mais rápida e com custo menor

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A abertura de novas empresas no Estado está ao menos 7h mais rápida. O tempo para concluir todos os procedimentos caiu de 22h para 15h. A economia de tempo é de 32% para o futuro empreendedor e só foi possível após os 141 municípios serem integrados à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) – sistema informatizado para registro e legalização de empresas de todo país. No Brasil, a média atual de formalização de empresas é de 1 dia e 10 horas. 

A integração de 100% dos municípios mato-grossenses ao sistema, concluída em setembro passado, foi resultado de um trabalho conjunto entre o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) e a secretaria estadual Desenvolvimento Econômico por meio da Jucemat (Junta Comercial). Mato Grosso está entre os primeiros estados brasileiros a atingir a totalidade de municípios integrados ao sistema. 

Ao serem integrados, os municípios passam a ter processos mais rápidos em que poderão fazer dispensas diretas de alvarás para empresas de baixo impacto; concentrar-se nas vigilâncias e inspeções apenas nos empreendimentos em que a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) são necessárias. 

A queda no tempo de formalização de empresas em Mato Grosso cumpriu um dos objetivos da Redesim, que é a desburocratização dos processos. A Redesim é uma rede de simplificação, criada para desburocratizar os processos como registros, inscrições, alterações e baixas das empresas.

Além disso, a desburocratização dos processos acarreta na redução de custos para o empreendedor. Muitos pagavam uma espécie de ‘atravessador’, uma pessoa que reunia toda a documentação e vinha até à Cuiabá, para fazer esse processo na Junta Comercial, e hoje, com o sistema integrado, não precisa mais, o empresário tem autonomia para ir até a Prefeitura e fazer todo o processo sem custos”, explicou, através da assessoria, a gestora de Políticas Públicas e Cidades Empreendedoras Sustentáveis do Sebrae/MT, Mayra Piovesan.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Apostador mato-grossense acerta cinco números e fatura R$ 71 mil na Mega-Sena

O apostador em Cuiabá acertou, ontem, cinco das seis...
PUBLICIDADE