A Polícia Rodoviária Federal, em ação conjunta com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso, realizou duas apreensões de carga ilegal de madeira na quarta-feira (10), na BR-364 em Rondonópolis (218 quilômetros de Cuiabá).
A primeira ocorrência foi pela manhã, quando, ao iniciar os procedimentos de fiscalização da documentação e da carga, verificou-se que o condutor realizava o transporte de madeira diversa da declarada em documento florestal, tornando a nota inválida. O veículo seguia de Itaituba (PA) para Viana (ES).
A segunda apreensão foi no início da noite, quando, ao realizar a pesagem do veículo que seguia de Rondônia para Minas Gerais, constatou-se excesso de peso. Considerando o excesso de peso, foi possível constatar a divergência entre o peso da carga efetivamente transportada e o peso declarado na nota fiscal. Esse fato motivou a realização da medição da quantidade volumétrica de madeira transportada. Após a medição, concluiu-se que houve excesso no volume de madeira transportada em relação ao quantitativo descrito na nota fiscal.
Os veículos e a carga foram apreendidos, ficando à disposição da Justiça.