O prefeito eleito em Colíder (157 quilômetros de Sinop), Noboru Tomiyoshi (PSD), anunciou, há pouco, seis novos secretários. A pasta de Administração será comanda por Vanderlei Borges. Tereza Mangolin responderá pala Secretaria Municipal de Educação. Ronaldo Vinha ficará com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Rafael Bosco de Oliveira responderá pela Saúde. A Secretaria de Infraestrutura será de responsabilidade de Hiram Andreazza Sales. A futura primeira-dama, Ana Arakaki Tomiyoshi, ficará na Secretaria de Ação Social.
Noboru disse, ao Só Notícias, que teve liberdade e apoio das entidades locais para indicar os novos secretários. “Essa construção em torno dos nomes foi feita com muito diálogo com as entidades e sociedade organizada. Não tivemos pressão de nenhum segmento para nomear um ou outro secretário. Tivemos liberdade para escolher com racionalidade os novos secretários. Anunciamos seis, mas isso não significa que ficarão apenas nestes nomes. Entendemos que estas seis secretarias serão suficientes para tocar o município e colocar a casa em ordem. Porém, futuramente poderemos anunciar outras três”.
Tomiyoshi disse ainda que optou por nomes mais técnicos com representatividade e articulação no meio político. “Existe essa condição de ter uma integração do secretariado técnico e político. Esses secretários sempre estiveram ligados à administração do município. Eles não deixam de ter conhecimento político. Conseguem ter uma conotação política com diversos setores”.
O futuro prefeito explicou anteriormente, ao Só Notícias, que que não haverá aumento de salários para os novos secretários e o vice-prefeito Massahiro Ono (PSD). “Nós não propusemos aumento de salários. Os de secretários, por exemplo, estão defasados há mais de oito anos. Porém, entendemos que não é o momento de aumentar custos com salários do prefeito, vive, secretários e, consequentemente, os servidores adjuntos. É um momento que todos estão passando por dificuldades e não dá para propor um encargo a mais. Queremos unir os setores do município para conseguir andar e sair deste momento complicado”.
As seis novas secretarias absorveram as pastas de Agricultura, Esporte e Lazer, Fazenda, Gabinete do Prefeito, Gestão Pública e Indústria e Comércio.
(Atualizada às 10h30)