PUBLICIDADE

Inicia amanhã mutirão contra hanseníase em Sinop; mais de 400 pacientes em tratamento

PUBLICIDADE
Só Notícias/Rosani Trindade (foto: assessoria/arquivo)

Para aumentar a conscientização sobre os sinais e sintomas, a secretaria de Saúde em alusão ao “Janeiro Roxo” iniciou ações de combate à hanseníase. Serão realizados três mutirões com atendimentos e o primeiro deles será neste sábado, na UBS Jacarandás das 7h às 17h.

De acordo com os dados do Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose, atualmente são 448 pacientes do município em tratamento da doença, deste total 281 são de casos novos, diagnosticados em 2023.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta a pele e nervos periféricos e pode levar a sérias complicações se não for diagnosticada e tratada precocemente. A secretaria enfatiza que o público-alvo desta ação, são os contatos de pacientes já diagnosticados. Os interessados devem procurar as unidades onde serão realizados os mutirões pra fazer o agendamento, de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 16h30. 

Os próximos mutirões serão realizados no dia 20, na Unidade Básica de Saúde José Ramos Pereira, das 7h às 17h e no dia 27, na UBS do bairro Boa Esperança. É importante a participação da comunidade para prevenir a disseminação da doença no município.

Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, geralmente com perda de sensibilidade, também perda de força motora em um ou mais membros, dificuldade para pegar ou segurar objetos, dor nos nervos, pode ter queda de pelos, dos cílios, sobrancelhas e nos locais das manchas.

Pacientes que forem diagnosticados durante o mutirão, serão encaminhados para a unidade especializada, garantindo um tratamento eficaz para a doença, que tem cura se for tratada de forma precoce.

Mato Grosso detém as maiores taxas de detecção de hanseníase do país e, por esse motivo, é reconhecido como hiperendêmico. Foram diagnosticados 2.507 casos de hanseníase em 2020; 2.106 em 2021; 2.375 em 2022 e dados parciais de 2023 apontam para 4.212 casos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE