PUBLICIDADE

Prefeito Juarez Costa autoriza aumento de 11,5% na tarifa de água e esgoto em Sinop

PUBLICIDADE

O prefeito Juarez Costa (PMDB) decretou um aumento de 11,51% nas tarifas de água e esgoto no município. De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial dos Municípios Mato-grossenses, o reajuste é a título de “perdas inflacionárias”, tendo como base a variação do Índice Geral de Preços (IGP-M), acumulado de setembro de 2015 a agosto de 2016. A portaria também foi assinada pelo presidente da Agência Reguladora, José Almiro Muller.

Este será o segundo aumento na tarifa de água, em dois meses. Isso porque a Ager autorizou, em novembro, a concessionária a aplicar reajuste de 8,9% na conta de água em Sinop. A justificativa, conforme comunicado feito pelo presidente do órgão é a extinção da ação popular que, por liminar, havia suspendido a aplicação de 16,48% de reajuste, em 2015. Na decisão, a concessionária havia sido autorizada a aplicar correção de 7,55% na tarifa.

A ação, que havia sido proposta pelos vereadores Fernando Assunção (PSDB), Wollgran Araújo (DEM), Dalton Martini (PP) e o então vereador Cláudio Santos (DEM), acabou no Tribunal de Justiça após a Ager recorrer da decisão de suspensão total do reajuste, em 1ª instância. Em dezembro, a desembargadora Vandymara Zanolo, da 3ª Câmara Cível, autorizou um reajuste parcial de 7,55%. Em agosto deste ano, no entanto, os desembargadores extinguiram a ação popular, por “inadequação da via eleita”.

Com o encerramento da ação popular, a Ager entendeu que a concessionária estaria autorizada a aplicar o restante do reajuste previsto em contrato, que resultará, enfim, em 16,48%. O presidente da Ager, José Almiro Muller, explicou, ao Só Notícias, que a correção na conta de água foi aplicada a partir de novembro (30 dias após a divulgação do documento). 

Em nota encaminhada ao Só Notícias, a concessionária Águas de Sinop "esclarece que o reajuste de 11,51% nas tarifas de água e esgoto no município, decretado pela Prefeitura Municipal está previsto no contrato de concessão, que anualmente sofre correções, conforme a necessidade de reposição das perdas inflacionárias. O percentual tem como base a variação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), acumulado de setembro de 2015 a agosto de 2016.
 
A concessionária esclarece ainda que o decreto anterior, autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager) no mês de outubro de 2016 e o decreto autorizado neste mês de dezembro, ainda não tem datas definidas para serem aplicados".

(Atualizada às 14h36)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...
PUBLICIDADE