PUBLICIDADE

Marcada data para eleger futuro presidente da Câmara dos Deputados

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, definiu nesta quinta-feira o calendário para a eleição da Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019.

A eleição dos sete novos integrantes da Mesa e dos quatro suplentes será no dia 2 de fevereiro, às 9h. Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.

O cronograma da eleição começa no dia 1º de fevereiro. Os partidos têm até o meio-dia dessa data para formar blocos parlamentares.

Às 15h, será realizada uma reunião de líderes para a definição, pelos blocos, dos cargos a que têm direito. Isso porque apenas o cargo de presidente da Câmara permite a candidatura de qualquer deputado.

Os demais cargos são distribuídos de acordo com o princípio da proporcionalidade partidária – os partidos ou blocos, do maior ao menor, escolhem os cargos que pretendem ocupar. Nesses casos, apenas integrantes do bloco ou partido a que cabe a vaga poderão disputar o voto dos parlamentares.

O prazo de registro de candidaturas vai até as 23h do dia 1º de fevereitro, quando haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE