PUBLICIDADE

Deputado quer tirar Fethab 2 da conta única do governo e destinar às regiões

PUBLICIDADE

 O projeto de Lei nº 469/2016, elaborado pelo governo visando instituir a contribuição extra ao Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) sobre as commodities produzidas em Mato Grosso, foi alvo de críticas durante a sessão da Assembleia Legislativa. O deputado Zeca Viana (PDT) declarou-se ‘envergonhado’ pela quebra do acordo firmado entre o governo e os produtores de Mato Grosso, pois o texto do projeto é diferente daquilo que foi firmado em reunião com o setor. Zeca teme que a contribuição extra, que deveria ser destinada ao desenvolvimento logístico regional, seja utilizada pelo governo para outras finalidades, como pagamento da folha de pessoal.

“O Fethab 2 foi acordado com os produtores para ser um Fethab Regional, e nós não vamos abrir mão disso. Precisamos estar juntos para fazer com que esse dinheiro seja aplicado realmente nas rodovias regionais, o que vai trazer o desenvolvimento da sua região. Porque é inaceitável hoje,  o produtor vai pagar mais de R$ 2 por saca de soja só de Fethab, para vir para a conta única e pro governo gastar da forma que ele está pensando em gastar”.

Segundo Zeca, o dinheiro arrecadado pelo Fethab 2 deveria ser destinado às contas de associações regionais, com da devida fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do próprio governo do Estado quanto à execução das obras de melhoria na infraestrutura logística das regiões de Mato Grosso.

“Eu penso em uma emenda para que esse dinheiro não entre na conta única do governo, mas que entre na conta de uma associação da região onde ele for arrecadado, para que seja utilizado na construção de rodovias pavimentadas. Esse dinheiro tem que ficar lá na sua região. Tem o TCE aí para fiscalizar, e o governo que mande os engenheiros da Sinfra para fiscalizar a obra”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE