O ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, estará em Sinop, nesta quarta-feira, para analisar as obras de construção da usina hidrelétrica, no rio Teles Pires, cuja previsão de entrar em funcionamento, gerando energia elétrica, é em janeiro de 2018. A informação foi confirmada, há pouco, ao Só Notícias, pela assessoria do ministério e o ministro fará a visita técnica "a convite da empresa que está construindo o empreendimento". O horário não foi informado.
O canteiro de obras começou em 2014. A usina está sendo construída a 70 quilômetros de Sinop com acesso pela BR-163 e estradas de fazendas, a barragem fica nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrangerá os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso.
Com investimentos de R$ 1,8 bilhão, a previsão é gerar 400 megawatts (MW) e, de acordo com a empresa, o fornecimento de energia elétrica será para 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população de Mato Grosso. O reservatório a ser formado terá área de inundação de 337 quilômetros quadrados (km²) ou 33,7 mil hectares, em seu Nível de água máximo normal de 302 metros.