PUBLICIDADE

Tribunais de Contas debaterão fiscalização de receitas públicas em encontro em Cuiabá

PUBLICIDADE

A fiscalização das receitas e das renúncias de receitas públicas. Este será um dos principais temas que serão debatidos por ministros e ministros substitutos, conselheiros e conselheiros substitutos, procuradores e servidores dos 34 Tribunais de Contas e Ministérios Públicos de Contas do Brasil, durante o V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que será realizado esta semana, de 22 a 24 de novembro, em Cuiabá.

Estão sendo esperados 400 participantes, sendo mais de 150 membros dos TCs e integrantes do MPC. O evento é organizado pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e outras entidades do sistema.

Historicamente, os Tribunais de Contas concentraram sua fiscalização nas despesas públicas. Por isso, o debate sobre fiscalização de receitas interessa a todos os órgãos de controle. Para tanto, a Atricon pretende aprovar uma resolução orientativa sobre o assunto no V ENTC, a exemplo do que já fez para inúmeros outros objetos de fiscalização.

Como é uma entidade de classe, a Atricon não tem poder para baixar normativas, a exemplo de entes estatais como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O propósito, entretanto, é contribuir até que seja criado o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, em trâmite no Congresso Nacional.

O “termo de referência” da Resolução Orientativa sobre fiscalização de receitas e renúncias de receitas públicas será apresentado pelo vice-presidente da Atricon e do TCE-MT, conselheiro Valter Albano, em plenária na tarde do segundo dia do V ENTC. Toma como parâmetro auditoria que o Tribunal de Contas de Mato Grosso está realizando na receita pública estadual.

O encontro terá ainda debates como os Novos Desafios da Lei da Ficha Limpa, com participação do ministro emérito do STF Carlos Ayres Britto e do ex-juiz Márlon Reis, um dos idealizadores dessa legislação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE