O procedimento licitatório, previsto para dia 11 do próximo mês, tem como foco a aquisição de 200 caixas de colmeia que serão destinadas à inserção de novos colaboradores no fortalecimento do apicultura local, por meio programa Vitamel+, consolidado pela secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Atualmente, a iniciativa beneficia 46 famílias de forma direta, além de diversos estabelecimentos locais de maneira indireta. O investimento não foi informado.
O poder público detalhou, através do edital, que com “a crescente procura de novos pequenos e médios agricultores para participarem do programa, há a necessidade na aquisição de novos equipamentos de trabalho”, “para a equipe técnica, é de suma importância, tendo em vista que o manuseio das caixas colmeias é atividade que oferece risco”. As colmeias são feitas à base de óleo vegetal (70%) e parafina (30%), em fundo compostos por até 10 quadros.
Além dos benefícios sociais e econômicos, a prefeitura avaliou que a apicultura contribui para a manutenção e preservação de ecossistemas existentes. “O mel brasileiro e seus derivados se destacam no mercado internacional estando entre os mais puros do mundo. O Brasil se consagra como o décimo primeiro produtor de mel, encaminhando-se para ocupar uma posição de destaque no mercado internacional, trazendo benefícios significativos para o agronegócio”.
A prefeitura ressaltou que a equipe da Vitamel+ também atua juntamente com a equipe dos bombeiros em Sorriso e na região em casos onde as equipes não consigam realizar a remoção segura de cachopas de abelhas em áreas urbanas ou rurais, gerando riscos à população. Sorriso produz cerca de 40 toneladas de mel no ano, com projeção para se chegar a 90 toneladas nas próximas levas anuais.