O balanco divulgado pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informou que foram castrados 1.288 cães e gatos no ano. Este número representa um aumento de 39,36% de animais atendidos em relação a 2022, quando foram castrados 781 cães e gatos, na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos – UPC. O local conta com dois cirurgiões veterinários, dois auxiliares, um administrativo e uma coordenadora.
“Tivemos alguns avanços claro, de 2023 em relação ao ano de 2022. Mas tem muita coisa para fazer ainda pela causa animal. Nós já conseguimos para o ano que vem, um veículo zero quilômetro através do deputado Gilberto Cattani, para usar na causa. Ele será utilizado para fazer o transporte de animais que precisam fazer cirurgia e estão nos bairros mais distantes”, comentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
O espaço de atendimento é adaptado em um contêiner, que funciona desde 2021 na Avenida da Fé, Bairro Tessele Junior. Este ano, a unidade passou por algumas melhorias, o que permitiu mais castrações em fêmeas e machos.
Para o ano que vem, a intenção é fazer outras melhorias, como a cobertura definitiva do espaço. O serviço tem como objetivo diminuir o alto índice de nascimentos de cães e gatos no município e o número de animais abandonados. São atendidas prioritariamente famílias de baixa renda, que recebem até três (03) salários-mínimos.
Para garantir a castração gratuitamente na UPC, é necessário que o tutor do animal seja cadastrado no CadÚnico, apresente documentos pessoais e comprovante de endereço. O cadastro inicial deve ser feito no site da prefeitura.