O deputado federal Nilson Leitão (PSDB), está no Japão para uma série de encontros que, entre outros, vai tratar da relação comercial entre os dois países. A comitiva foi recebida por empresários e dirigentes da Câmara de Comércio Brasil-Japão e pelo embaixador do Brasil em Tóquio, André Aranha Corrêa do Lago.
A relação comercial entre o Brasil e o Japão estava estremecida depois que o governo brasileiro deixou de cumprir alguns acordos, como o que previa investimentos na indústria naval, por exemplo.
A retomada do diálogo foi iniciada por Michel Temer, que recentemente visitou o país, após um período de 11 anos sem que um presidente brasileiro estivesse no Japão. Leitão, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, busca diálogo no sentido de ampliar o comércio de carne entre os dois países. Hoje, apenas Santa Catarina está autorizada a vender carne suína para o Japão. A ideia é que Mato Grosso também possa exportar sua produção.
A comitiva também visitou os governadores de Hyogo, Toshizo Ido, de Tóquio, Yuriko Koike e o ministro da Economia, Hiroshige Seko. Está prevista ainda uma visita ao parlamento japonês e distribuidoras de peças automotivas.
A informação é da assessoria.