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Prefeitos de 1º mandato em Mato Grosso debatem com TCE continuidade de programas de desenvolvimento

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Os prefeitos eleitos que estão participando, em Cuiabá, do quinto Fórum de Municípios e Soluções, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado, debateram com as equipes da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do TCE a continuidade do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), implantado pelo tribunal. A intenção é reafirmar o compromisso com os gestores reeleitos e apresentar o programa aos que se elegeram pela primeira vez.

Muitas alterações acontecem na administração pública quando se realiza o processo de transmissão de mandato. Na Prefeitura de Campos de Júlio, entretanto, alguns projetos que deram certo devem permanecer, como o de engajamento da gestão ao programa. O prefeito eleito, José Odil, expôs que o programa foi muito enaltecido pela administração do prefeito Dirceu Martins e, por isso, não abrirá mão da iniciativa, que melhorou significativamente o município. “Devemos manter aquilo que deu certo. Se deixássemos de implementar este programa seria um retrocesso”, completou o gestor.
 
Para Dirceu Martins, prefeito de Campos de Júlio, após a adesão ao PDI em 2015, foi realizado um trabalho de fôlego na administração no intuito de identificar as dificuldades do município. “Após reuniões, pegamos o jeito e realizamos um trabalho com muito êxito. Recomendo a todos os gestores que, dentro das possibilidades do TCE, demonstrem interesse em aderir ao Programa porque, para nós, foi uma experiência muito positiva”, afirmou.
 
Apesar do pouco tempo de adesão, o município atingiu o nível mais alto de maturidade, o que representa um bom potencial de desenvolvimento da administração. Além de Campos de Júlio, outras 35 cidades de Mato Grosso firmaram o termo de colaboração através do PDI com o TCE, dentre elas, Marcelândia, Campo Verde, Sinop e Tangará da Serra.
 

“Nós demonstramos aos prefeitos que o TCE está investindo na gestão dos municípios, que não há ônus, apenas benefícios, caso a administração se empenhe e cumpra as metas estabelecidas em seu planejamento estratégico”, explica a secretária executiva Naíse Silva Freire.
 
O PDI foi instituído, em 2012, pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade. É composto por cinco projetos:  1 – Apoio ao Planejamento Estratégico;  2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã;  3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; 5 – Modernização Institucional.

A informação é da assessoria.

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