A secretaria estadual de Infraestrutura (Sinfra) lançou hoje o edital para contratar a empresa que fará as obras da MT-170, antiga BR-174, no trecho conhecido como MT-418, que começa a partir da Passagem do Loreto em direção a Colniza. Serão asfaltados 50,8 km da rodovia, com um investimento previsto em R$ 154,7 milhões.
“Asfaltar essa rodovia é uma das prioridades do Governo de Mato Grosso. Foi para atender essas cidades na região Noroeste que o governador Mauro Mendes buscou estadualizar a antiga BR-174, garantindo que Aripuanã, Colniza, Juruena e Castanheira sejam ligadas por asfalto”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
A estrada que liga Castanheira até Colniza, passando por Juruena e Aripuanã, foi federalizada em 2008, com a promessa de que o Governo Federal iria asfaltar o trecho. No entanto, a BR-174 ficou 14 anos sem receber obras, período em que foram registrados inúmeros atoleiros.
Por causa disso, a atual gestão do Governo de Mato Grosso solicitou o retorno da rodovia para a administração estadual, como forma de atender a população de Colniza, Juruena e Castanheira, que precisam da rodovia para exercer o direito de ir e vir. Em julho de 2022 o processo foi concluído e a Sinfra voltou a ser responsável pelo trecho, e passou a trabalhar para adequar projetos antigos, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
As obras começaram em abril de 2023 e, no primeiro ano, foram executados 81 km de asfalto nos quatro lotes já contratados. No total, a MT-170/208/418 tem 271,6 km, sendo 176,6 km já com obras. Com a volta da via no Sistema Rodoviário Estadual, o trecho entre Castanheira e Juruena passou a ser chamado de MT-170. Já nos quilômetros que compreendem entre Juruena e o acesso para Aripuanã, de MT-208, enquanto entre Aripuanã e Colniza é denominada MT-206.
Ontem, conforme Só Notícias já informou, o governo do Estado abriu licitação para construir 22 pontes de concreto nos municípios de Castanheira, Juruena, Aripuanã e Colniza. O investimento total previsto no procedimento licitatório é de R$ 100,8 milhões.
A licitação foi dividida em seis lotes. O primeiro visa a construção de quatro pontes sobre o Córrego Queixada e rios Vermelho, Trairão e Tucunãzinho, todas na MT-170, entre Castanheira e Juruena. Já o segundo lote é para construção das pontes sobre os rios Tucunã, Águas Claras e Piranha, nas MTs 170 e 208, também entre Castanheira e Juruena.
Já o terceiro lote é para a execução das obras entre Aripuanã e Juruena, na MT-208, sobre os rios Tucumã e Canamã, e vazante do rio Canamã. O quarto lote prevê a construção das pontes da MT-418, em Aripuanã, sobre os rios Loreto e Canamã.
O quinto é para as pontes sobre os córregos do S e da Barragem, rio Natanal e vazante Natalzinho, também na MT-418, entre Aripuanã e Colniza. O sexto lote será para as pontes de concreto do rio Tachi e dos córregos Sem Nome 1, 2 e 4, e córregos Perseverança 1 e 2.