A prefeitura realizará licitação, dia 9 do próximo mês, tendo como meta a contratação de empresa na área de vigilância eletrônica, em regime de comodato, que deverá implementar sistemas de videomonitoramento e alarme em 13 unidades escolares da rede municipal em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de Sinop). O orçamento previsto para o certame é de R$ 527 mil em recursos públicos.
Conforme detalhado no edital, serão mais de 190 câmeras modelo Dome Vip, distribuídas por cada instituição de ensino e conectadas a sistema de circuito fechado via televisores (CFTV), em sala de monitoramento. A localidade escolhida para o funcionamento da central não foi especificada pela gestão.
Serão atendidas as escolas municipais Jardim das Flores, Paulo Freire, Dom Helder Câmara, São Pedro, Irmã Dulce, Criança Feliz, Antônio Francisco dos Santos, Lucy Agner Gallo, Nossa Senhora da Paciência, Vida e Esperança, Cecília Meireles, São Luiz e Elza Koller Heller. Os serviços deverão ser executados em até 30 dias.
A gestão destacou, no documento oficial, que os equipamentos possibilitaram um novo cenário na segurança patrimonial e pessoal. “visa gerar um ambiente mais seguro, ordenado e previsível, possibilita coibir que os indivíduos pratiquem ações que se desviem das normas aplicadas naquele espaço. Proporcionará mais tranquilidade e segurança nos finais de semana, onde a comunidade escolar está ausente”.