PUBLICIDADE

Vídeo: Taques e embaixador da Bolívia discutem segurança na faixa de fronteira

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques se reuniu com o embaixador da Bolívia no Brasil, José Franco, e com representantes da Defesa da Bolívia, Exército Brasileiro, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para debater sobre a segurança na região de fronteira entre os dois países. A reunião foi realizada, esta manhã, na sala de reuniões Garcia Neto.

Taques enfatizou que segurança não se trata apenas de policiamento. “Policiamento é sim um fator fundamental, mas não pode ser o único, quando falamos de segurança, temos que falar de desenvolvimento, este é o melhor caminho para atingirmos o nosso objetivo”.

O governador afirmou que já levou a situação da fronteira brasileira aos ministros de Defesa e de Relações Exteriores e ao próprio presidente, Michel Temer. O governador disse que na próxima semana deverá voltar a se reunir com o Ministério da Defesa para tratar do assunto debatido na capital.

O secretário de Estado de Segurança Publica, Roger Jarbas, falou da importância da integração entre as forças de Segurança para uma atuação mais eficaz em todo o território das fronteiras. “Há uma vontade muito grande, liderada pelo governador Pedro Taques, de integrar e interagir a segurança publica dos dois países em prol, obviamente, não somente dos povos que vivem nas fronteiras, mas também entre as duas nações. Nós queremos promover ações coordenadas e integradas entre as forças policias bolivianas e brasileiras. Isso vai trazer mais sensação de segurança as pessoas das fronteiras e também melhorará muito a qualidade de vida de toda a nação, pois menos droga, menos veículos roubados transitando pela fronteira trazem mais vida e mais segurança publica a todos os estados do Brasil e departamentos da Bolívia”.

Segundo Rogers, as equipes seguirão reunidas ao longo do dia para traçar estratégias de trabalho em conjunto e desenvolver um documento de intenções. Rogers destacou ainda que ainda em 2016, Mato Grosso vai inaugurar a primeira Delegacia Especializada em Fronteira. “Nós queremos montar nesta delegacia o maior núcleo de inteligência em fronteira, nunca houve um núcleo especifico que reunisse todo o conhecimento produzido na área criminal na região de fronteira. Nós vamos integrar, no lado brasileiro, todos os núcleos de inteligência nessa delegacia, que vai fazer um intercâmbio com as forças bolivianas para que tenhamos mais eficiência neste combate na região”.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, afirmou a importância de melhorar a segurança na região. Segundo o prefeito, a expectativa é que uma nova reunião seja realizada em Cáceres. “Devemos sair daqui hoje com uma carta de intenções para entregar a presidência da Republica para que uma série de medidas e convênios sejam firmados”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE