O poder executivo em Nova Mutum realizou dispensa de processo licitatório para a aplicação de R$ 120 mil, através de recursos repassados pelo governo federal e provenientes da lei Paulo Gustavo, em gratificação aos trabalhos desenvolvidos por até seis entidades, coletivos, grupos e associações da cultura popular e tradicional no município. O processo de aceitação das propostas ocorreu no início do mês e os prêmios serão entregues até o fim do mês, de acordo com a gestão.
Inicialmente, foram selecionados a Associação de Artesãos de Nova Mutum, Comunidade Italiana do Município de Nova Mutum, Centro de Tradições Gaúchas Porteira da Amazônia e Associação Cultural e Social de Nova Mutum. O valor previsto, conforme detalhado no edital, é de R$ 20 mil para cada organização. Foram avaliados critérios como a relevância artística e cultural das ações promovidas pelo agente, portfólio e histórico, constituição jurídica (devida regularização), entre outros pontos.
A administração descreveu no documento oficial que bonificação objetiva “apoiar o desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária e apoio a agentes, iniciativas, cursos ou produções ou manifestações culturais, inclusive a realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais e a circulação de atividades artísticas e culturais já existentes”.