A prefeitura informou hoje que já executou 27% das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque das Emas. Iniciada em agosto deste ano, a obra não será paralisada em dezembro, durante o recesso. O espaço atenderá 13.500 pacientes e terá uma estrutura para abrigar três equipes de atenção básica.
Na etapa atual, de acordo com a equipe de engenharia da secretaria de Infraestrutura e Obras, a construção está na fase estrutural, onde estão sendo feitos pilares e vigas de respaldo. A parte de alvenaria também já foi iniciada com levantamento de paredes. A próxima fase compreende finalizar as estruturas e alvenaria do prédio.
Segundo a prefeitura, a unidade será a referência para mais de 2,8 mil famílias residentes na região. A área de 1,3 mil metros quadrados terá espaços destinados para recepção/espera, sala de coleta de exames laboratoriais, banheiros, salas de acolhimento, triagem, inalação, curativos, administrativo, aplicação de medicamentos.
Além disso, o espaço contará com posto de enfermagem, consultório indiferenciado, odontológico, fisioterapia, consultório diferenciado – ginecologia, sala de observação, imunização, de coleta, farmácia satélite, sala de recepção e inspeção de medicamentos, Centro de Material e Esterilização – CME (simplificado), lavagem e descontaminação, área para esterilização e estocagem, sala administrativa para agente comunitário de saúde e administração unidade de saúde.
Na parte administrativa, serão construídas sala de reunião, sala de arquivo administrativo, depósito para armazenagem – almoxarifado, vestiário masculino e feminino (funcionários), depósito de material de limpeza, copa, depósito de lixo contaminado e depósito de lixo comum.