PUBLICIDADE

Sinop: secretaria registra 56 pessoas atacadas por animais peçonhentos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Rosani Trindade (foto: assessoria)

O Centro de Endemias, da secretaria municipal de Saúde de Sinop, registrou que, desde o início do ano, houve 56 ataques de animais peçonhentos. A lista é liderada por acidentes com serpentes, somente este ano foram 24 casos. Em seguida, vem ataques de escorpião com 22 pessoas feridas, seguido de aranhas com 10 casos, segundo informações registradas, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

O coordenador do Centro de Endemias, Alef de Souza Costa, explicou ao Só Notícias, que o período chuvoso e quente desta época aumenta o número de ataques de “escorpiões, aranhas e serpentes, que saem de seu habitat natural e invadem residências e quintais, assustando os moradores e provocando acidentes. Por isso, a importância das medidas de prevenção e orientações para a população”.

Em relação às serpentes, a maioria dos acidentes, registrados de janeiro a outubro, é em áreas rurais, devido ao trabalho do campo. “É importante usar vestimentas que protejam de possíveis ataques, como coturnos, peneiras, luvas grossas. Nos sítios e chácaras manter uma área limpa em volta da casa, sem mato e, quando for aos pomares, seguir as orientações dos hábitos desses animais, pois a maioria deles gosta de ficar em cascas de árvores, escondidos entre as folhas do solo, debaixo de pedras, em locais úmidos e escuros”.

O coordenador acrescenta que, “para prevenir e reduzir o número de acidentes com aranhas e escorpiões algumas das recomendações são manter limpa a casa e o quintal, descartar corretamente lixo e entulhos que podem servir de abrigo e alimento para esses animais. É importante ter atenção na hora de colocar um calçado, além de tampar ralos e frestas impedindo a entrada dentro de casa”, explicou.

Ele também orientou como agir no caso do aparecimento destes animais. “Quando for aranha e escorpião, por exemplo, podem ligar no centro de endemias que fazemos a captura, no telefone (66) 99994-8559. Para captura das serpentes é necessário acionar o Corpo de Bombeiros. Em caso de acidente com qualquer animal peçonhento deve-se procurar a UPA imediatamente”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...
PUBLICIDADE